Telemedicina: Entenda tudo sobre o conceito de consultas a distância

Telemedicina

O desenvolvimento tecnológico tem representado a evolução de diversos setores da sociedade. Assim, cada vez mais, essas ferramentas digitais têm integrado as áreas da saúde, disponibilizando criações importantes, como a telemedicina.  

Contudo, desde a invenção do telégrafo, dos computadores e posteriormente com o uso dos telefones, o atendimento médico à distância já permite o avanço na saúde geral da população. 

Isso acaba tornando o acesso a esse serviço médico mais possível, principalmente, em casos emergenciais.  

No entanto, o processo de regulamentação da telemedicina só foi concluído, no Brasil, em decorrência do avanço dos casos de coronavírus, no início de 2020. 

Por isso, essa medida emergencial foi criada para evitar o espalhamento do vírus, ao mesmo tempo em que se permite às consultas médicas.  

Neste meio tempo, o atendimento se popularizou entre pacientes, hospitais e profissionais, fazendo com que o número de consultas virtuais aumentasse em 720% desde a liberação do funcionamento, em março do ano passado.  

O que é a telemedicina?

É chamado de telemedicina todos os atendimentos médicos e odontológicos que possam ser feitos por meio de uma videoconferência, através do auxílio de um smartphone, tablet ou computador.  

Essa assistência médica pode contar com um parecer de um especialista, como forma de obter uma segunda opinião diagnóstica ou para orientações sobre tratamentos, a necessidade de uma visita presencial ou procedimentos necessários. 

Mas ela também é utilizada para o acompanhamento médico de doenças sistêmicas, o monitoramento quanto a adaptação a procedimentos finalizados – como a lente nos dentes – ou na prevenção de patologias em pacientes gestantes ou idosos.  

Assim, os serviços oferecidos pelo teleatendimento médico são: 

  • Teleconsultoria; 
  • Tele Prescrição 
  • Telediagnóstico; 
  • Teleorientação; 
  • Teleducação; 
  • Tele Interconsulta. 

Para que essa assistência seja possível, o médico e o paciente precisam estar conectados em uma mesma plataforma específica para esse tipo de serviço, que garanta a segurança das informações e a confidencialidade do atendimento.  

Após o atendimento, o prontuário médico e as prescrições de medicamentos ou exames são enviadas para o paciente por e-mail, por SMS ou por correio.  

Vantagens proporcionadas por esse atendimento remoto 

A telemedicina apresenta diversas vantagens para os profissionais da saúde, auxiliando na otimização do atendimento e do tempo gasto com os processos internos, melhorando o sistema de segurança dos documentos e trazendo mais rapidez aos tratamentos. 

Mas, além disso, os benefícios proporcionados aos pacientes podem determinar uma evolução importante para a manutenção da saúde e do bem-estar de toda a população. Como, por exemplo:  

Torna o atendimento médico mais acessível 

O acesso mais facilitado a internet permite que a assistência médica ou odontológica possa ser feita, independente do local ou da hora. 

Assim, as pessoas em situações mais vulneráveis ou que morem em locais mais afastados, possam realizar essas consultas sem precisar se deslocar por longos caminhos.  

Essa é uma vantagem ainda mais importante para as pessoas que possuam algum tipo de deficiência ou limitações físicas, como os idosos ou gestantes. 

Isso porque, através da telemedicina, esses pacientes podem manter os cuidados médicos desde o conforto da própria casa ou do local de trabalho.  

Reduz os custos do atendimento 

A redução dos gastos sentidos pelos profissionais da saúde também pode ser transmitida aos pacientes. 

Isso porque, os médicos conseguem atender uma quantidade maior de clientes por dia, ao mesmo tempo em que as despesas com o salário da equipe e consultório, são diminuídas.  

Assim, as consultas acabam sendo ainda mais econômicas e acessíveis, especialmente para os pacientes que realizam tratamentos longos que exigem muitos retornos e acompanhamentos, como o aparelho de porcelana preço

A telemedicina melhora a qualidade do atendimento 

A telemedicina também viabiliza a troca de informações entre profissionais de especialidades diferentes, ajudando os médicos com a formulação de um diagnóstico e tratamento mais preciso e completo.  

Esse intercâmbio de conhecimentos é ainda mais importante para os profissionais que atendem pacientes em locais mais distantes. 

Melhorando a qualidade do atendimento e permitindo a realização de uma profilaxia que diminui as taxas de internação e do atendimento emergencial. 

Diminui as filas e a espera nos consultórios 

Um dos grandes problemas dos ambientes hospitalares – especialmente durante esse período pandêmico – é a superlotação das salas de espera e as longas filas para o atendimento. 

Além de atrapalhar o trabalho dos médicos, essa aglomeração propicia a propagação de doenças. 

Por isso, ainda que o exame físico seja fundamental, a assistência virtual a casos que exigem procedimentos menos intervencionistas, pode diminuir a quantidade de tempo que os pacientes precisam esperar para uma avaliação presencial. 

A telemedicina agiliza o tratamento medicamentoso 

Principalmente em quadros em que o paciente esteja precisando de um serviço urgente, como a colocação do aparelho ortodontico invisivel, a marcação de uma consulta e a espera pela prescrição médica pode ser demorada, sendo um grande inconveniente.  

Nestes casos, a telemedicina apresenta uma vantagem muito importante no processo de reposição de receitas médicas. 

Isso porque, além de permitir a realização de uma consulta breve por videoconferência, o próprio receituário pode ser preenchido digitalmente e enviado para a sua casa, via correio.  

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Biblioteconomista e professora de História

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